quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Edanças no DNJ - Dia Nacional da Juventude

O DNJ - ou Dia Nacional da Juventude é um evento da Pastoral da Juventude que é realizado a 24 anos em todas as dioceses do Brasil.
Nesse ano o DNJ da diocese de Joinville foi realizado na cidade de Mafra, no dia 25 de outubro, sendo o tema nacional “Contra o extermínio da juventude. Na luta pela vida” e o lema “Juventude em marcha contra a violência”.
O núcleo Edanças marcou presença com a apresentação do Ministério Raio de Luz, Ministério Anjos do Hip Hop e Companhia Dunamys, além das oficinas de Dança de Rua, com mais de 80 inscritos e Jazz/Expressão Corporal.
Fato marcante no evento foi o número assustador de jovens que são mortos diariamente. No Brasil são 54 jovens que são assassinados todos os dias. A cada trinta minutos um jovem perde a vida.
No Evangelho na missa de encerramento, a parábola do Bom Samaritano vem nos ensinar quem é o nosso próximo, o qual o próprio Cristo nos diz "Amarás ao Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo", portanto que seu ministério, que seu dançar nunca esteja a frente das necessidades do irmão. Para o mais desatento, o que não pega os passos, esquece da coreografia, precisamos parar, descer de nossa montaria do orgulho, limpar as feridas, untar e cuidar para que não sejamos hipócritas a ponto de continuarmos nossa viagem sem ao menos levantar nosso irmão. Seu ministério, sua dança, só irá evangelizar quando o amor estiver presente, amor pela dança, amor por cada integrante do ministério, onde houver amor, Deus estará.



Núcleo Edanças na Canção Nova


O Núcleo Edanças esteve presente no Acampamento para músicos e artistas que aconteceu de 9 a 12 de outubro na Canção em Cachoeira Paulista - SP. Além de buscarmos um aprofundamento espiritual divulgamos a Escola em nível nacional, participando de um bate-papo com a Companhia de Artes Canção Nova e com a apresentação do Ministério Anjos do Hip Hop.
Apesar do cansaço da viagem, com 1700 quilômetros de ida e volta percorridos de carro não temos dúvida que além de nos divertirmos com o show da Adriana no lançamento do seu novo CD Jardim Secreto, conseguimos ouvir e aprender com as pregações de Eugênio Jorge, Urbano Medeiros, Juliane Morigi e Luis Carvalho que somos artistas em Ordem de Batalha.
Batalha contra nosso próprio ego, orgulho, vaidade. Que tenhamos a certeza que ao subirmos no palco e dançarmos, sejamos ministros da dança, para que o Espírito Santo faça a sua parte, e os aplausos do espectadores sejam para honra e glória do Senhor.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Catecismo da Igreja Católica - CIC

O primeiro Catecismo foi aprovado após o Concílio de Trento pelo Papa São Pio V (1545 a 1563), foi um total de 12 anos para ser elaborado. Quase 500 anos depois, somente em 1985 o Papa João Paulo II convocou um Sínodo extraordinário, recordando os 20 anos do Concílio Vaticano II (1963´1965). Na ocasião surgiu no coração dos Padres o desejo de um Catecismo ou compêndio que abordasse a doutrina católica de forma geral.


No dia 11 de outubro de 1992, seis anos após o início do CIC, o Papa João Paulo II entregava aos fiéis de todo o mundo o Catecismo da Igreja Católica em língua francesa através da Constituição Apostólica Fidei Depositum, apresentando-o como «texto de referência» para uma catequese renovada nas fontes vivas da fé. A trinta anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965), completava-se assim o desejo expresso em 1985 pela Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, para que fosse composto um catecismo de toda a doutrina católica quer no tocante à fé quer no que se refere à moral.


Cinco anos depois, em 15 de Agosto de 1997, através da Carta Apostólica "Laetamur Magnopere" a edição típica Latina do Catecismo da Igreja Católica, é entregue pelo Sumo Pontífice confirmando a finalidade fundamental da obra: «Apresenta-se como exposição completa e íntegra da doutrina católica, que permite a todos conhecer o que a mesma Igreja professa, celebra, vive, reza na sua vida cotidiana»
O Catecismo é dividido em quatro partes, que podemos dizer são os pilares da nossa fé.
«A profissão da fé»
«A celebração do mistério cristão»
«A vida em Cristo»
«A oração cristã»
Acesse o meu blog para ler o texto completo.

sábado, 24 de outubro de 2009

Restauração

Paz e bem aos Bailarinos e Bailarinas de Deus,

Como primeira oração a ser postada, apresento a palavra que o Senhor nos dirigiu na última oração do núcleo. 

Isaías, Capítulo 43.

1. E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. 2. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. 3. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. 4. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. 5. Fica, tranqüilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei.

A restauração precisa de um passo nosso. Porque ele nos conhece pelo nome, somos preciosos aos olhos do Pai e, portanto não temos que ter medo, temos sim, que atravessar o rio das nossas angústias e apagar a fogueira de nossas vaidades. Então jovem, levante-se, e se abra a restauração, porque assim como precisa-mos de um penteado novo, ou de uma academia, ou ainda de pintar a parede do quarto ou da casa, um jardim novo, ou a coreografia precisa de "uns peque-nos ajustes", nosso interior precisa ser restaurado. Iremos nos molhar ou até nos queimar, mas o Senhor estará contigo, sempre, pois Ele te criou e te formou. 

Portanto dance para o Rei dos Reis, teu Salvador, ame-o da melhor maneira dançando.

Núcleo Edanças - Sexta-feira 23 outubro de 2009.