quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Catecismo da Igreja Católica - CIC

O primeiro Catecismo foi aprovado após o Concílio de Trento pelo Papa São Pio V (1545 a 1563), foi um total de 12 anos para ser elaborado. Quase 500 anos depois, somente em 1985 o Papa João Paulo II convocou um Sínodo extraordinário, recordando os 20 anos do Concílio Vaticano II (1963´1965). Na ocasião surgiu no coração dos Padres o desejo de um Catecismo ou compêndio que abordasse a doutrina católica de forma geral.


No dia 11 de outubro de 1992, seis anos após o início do CIC, o Papa João Paulo II entregava aos fiéis de todo o mundo o Catecismo da Igreja Católica em língua francesa através da Constituição Apostólica Fidei Depositum, apresentando-o como «texto de referência» para uma catequese renovada nas fontes vivas da fé. A trinta anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965), completava-se assim o desejo expresso em 1985 pela Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, para que fosse composto um catecismo de toda a doutrina católica quer no tocante à fé quer no que se refere à moral.


Cinco anos depois, em 15 de Agosto de 1997, através da Carta Apostólica "Laetamur Magnopere" a edição típica Latina do Catecismo da Igreja Católica, é entregue pelo Sumo Pontífice confirmando a finalidade fundamental da obra: «Apresenta-se como exposição completa e íntegra da doutrina católica, que permite a todos conhecer o que a mesma Igreja professa, celebra, vive, reza na sua vida cotidiana»
O Catecismo é dividido em quatro partes, que podemos dizer são os pilares da nossa fé.
«A profissão da fé»
«A celebração do mistério cristão»
«A vida em Cristo»
«A oração cristã»
Acesse o meu blog para ler o texto completo.

0 comentários: